27 de julho de 2013

Por trás das câmeras

Olá meninas, tudo bom? Mais uma semana aqui como eu sempre falo, rs. Hoje eu trago para vocês um "por trás das câmeras" mostrando como é a produção dos meus vídeos e fotos aqui para o Cabide de Noticia. Sempre busco trazer algo original, ou seja, sou eu quem tenho o trabalho com toda a produção. Para você que esta começando um blog ou quer que suas fotos/vídeos se pareçam o mais profissional possível, continue lendo o post para entender como funciona todo o processo.

Primeiramente vou falar sobre a câmera que eu uso. O modelo atual que eu estou usando é a Sony Alpha Nex-3. Ela grava vídeos HD e a qualidade das fotos é muito boa. Não chega a ser uma câmera profissional, mas ela é boa e fácil de manusear. Ela custa atualmente no mercado em média de R$ 1.543,05 (pesquisa na Fast Shop). Eu comprei ela de um vizinho e já usada. Na época, paguei R$ 1.100,00. Você pode comprar câmera já usada, desde que você conheça a pessoa que usou.. No meu caso, a pessoa que usou foi super cuidadosa.. tanto que levei até a bolsa para guarda-la de brinde, rs.



Mas calma! Se você esta no início não precisa gastar tanto em uma câmera profissional, semi-profissional ou lentes intercambiáveis. No começo (e na verdade até hoje) eu usava o modelo compacta da Sony, a Cyber Shot. Ela é pequena, fácil de usar, filma e tirar fotos com boa qualidade. No mercado tem várias cores e com o valor bem em conta. Hoje ela custa por volta de R$ 386,10 (pesquisa no Magazine Luiza). Vale apena o investimento também!

Para fotos boas não adianta só uma boa câmera. Lembre-se de quem faz a foto é quem tira, e não a câmera, então mãos à obra e incorpora o fotografo! Um outro fator que conta muito na hora das produções é a iluminação. Você também não precisa de um kit de iluminação de estúdio.. Você pode adaptar o que você já tem em casa. Eu, por exemplo, uso uma luminária de mesa. Não gastei nem R$ 50,00 e me ajuda muito na hora das fotos. Ah, lembre-se de usar sempre luz branca!


Quando eu falo de iluminação, me refiro também à uma posição da luz ideal. Não adianta você ter uma boa luz mas não saber o local que ela dele estar. Como eu só tenho 1 objeto de luz, eu posiciono ele sempre atrás da câmera. Isso porque se você colocar a luz em local errado, a foto ou o vídeo vai ficar com sombra e não muito legal, não tendo o intuito que você queria de inicio.


A finalização para as fotos ficarem com um ar mais profissional possível, eu faço o "banho de edição". Uso programas bem fáceis para edição de imagem e vídeo. Para as fotos, uso o Photofiltre Studio que é bem fácil de usar, e o Photoshop só para aplicar actions, não tem segredo. Tem até o Pixlr que é online e já tem efeitos legais para usar. Já para os vídeos, eu consigo fazer com uma produção legal usando apenas o Windows Live Movie Maker, que é uma versão mais atual do Movie Maker que já vem no Windows. Eu acho ele muito fácil de usar e dá sim para criar uma edição de vídeo bem legal, basta ter paciência e não ter pressa! O primeiro vídeo que eu fiz usando o Windows Live Movie Maker foi esse.

Bom pessoal, o que eu uso é isso. Não tem segredo mesmo.. Lembrando que eu não sou profissional de fotografia.. O pouco que sei foi pesquisando e testando até acertar. Procuro usar coisas bem fáceis para não ter erro! Usando essas ferramentas vocês vão conseguir fotos de qualidade e bem legais! Por hoje é isso. Não se esqueçam de comentar aqui embaixo e me mandem dicas do que vocês usam para suas produções! Um super beijo e até a próxima.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que legal. ótimas dicas. Minha camera é dessa rosa. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda Patricia! Eu tenho uma cyber shot preta. Ela é ótima! Arrasa nas fotos e incorpora a fotografa, rs! Beijos. Volte sempre!

      Excluir
  2. Oi tudo bem? eu selecionei você para ganhar um selo. Se quiser aceitar é só ir lá no meu blog e seguir as regrinhas.
    http://blogheyfashion.blogspot.com.br/2013/07/primeiro-selo-do-blog.html.

    Beijos!

    ResponderExcluir


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©